11 novembro 2009

Apagão atinge várias regiões do País


Um apagão atinge pelo menos os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Segundo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, o problema ocorreu na hidrelétrica de Itaipú devido a uma falha das linhas abastecidas por Furnas.

No Rio de Janeiro, diversos bairros estão sem luz. O Corpo de Bombeiros do Estado informou ter recebido chamados de pessoas presas em elevadores, mas não soube precisar quantas. Vários bairros da capital paulista estão sem luz, a avenida Paulista está às escuras e o blecaute atinge também a região do ABC.
Em São Paulo, as estações de Metrô estão fechadas. Na Vila Mariana, na zona sul da cidade, há muitas pessoas nas ruas aguardando o restabelecimento de energia. Homens da Companhia de Engenharia de Tráfego estão nas ruas para orientar os motoristas.
Em Cuiabá, o centro da cidade ficou completamente apagado por cerca de 15 minutos. A Cemat, que administra a energia elétrica em Mato Grosso, confirmou que o problema ocorreu na saída da energia da hidrelétrica de Itaipú e atingiu 25% da carga do Estado. A energia já foi reestabelecida no Estado.
A Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) informou que alimentadores em cidades do interior do Estado deixaram de fornecer energia elétrica por volta das 17h, após fortes chuvas. A companhia informa que não houve blecaute na capital Belo Horizonte, porém não soube informar em que cidades ou regiões houve falta de luz. A energia, segundo a empresa, já começou a ser reestabelecida.
A cidade de Campo Grande também ficou sem energia elétrica. Em várias partes do Mato Grosso do Sul, somente hospitais e outros locais com gerador funcionam.
No Rio Grande do Sul, a AES Sul registrou falta de energia em cidades da região metropolitana de Porto Alegre. Segundo a concessionária, 70 mil casas ficaram sem energia em Sapucaia do Sul e São Leopoldo por cinco minutos. As outras empresas que administram energia elétrica não registraram problemas.
A Globonews informou que, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elético (ONS), 17 mil megawatts estão fora de operação. Segundo a rádio CBN, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) disse que o apagão foi causado por um problema ainda não identificado.

Fonte: Terra
Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário