02 setembro 2009

Dimensionamento Inicial de um Grupo Gerador


Para fins de orçamento dos custos do projeto de um grupo gerador de energia, é essencial elaborar uma programação de carga razoavelmente precisa assim que possível. Se todas as informações dos equipamentos de carga não estiverem disponíveis desde o  início do projeto, será preciso fazer estimativas e suposições para os cálculos do dimensionamento inicial. Esses cálculos deverão ser refeitos à medida que forem obtidas informações mais precisas. Grandes cargas como motores eletricos, sistemas de fornecimento ininterrupto de energia (UPS - Nobreak), acionadores de freqüência variável (VFD), bombas de combate a incêndios e equipamentos de diagnóstico por imagem têm um efeito considerável no dimensionamento do grupo gerador e devem ser considerados com atenção.


Especificações “justas” sobre desempenho de transiente, queda de voltagem/freqüência e tempos de retomada, durante a partida do motor, e aceitação de carga em blocos também têm efeito considerável no dimensionamento. Para fins de estimativas preliminares devem ser utilizadas algumas regras básicas:
• Motores - ½ HP por kW.
• UPS - 40% de superdimensionamento para 6 pulsos, ou 15% de superdimensionamento para 6 pulsos com filtros de entrada e UPS de 12 pulsos.
• VFD - 100% de superdimensionamento exceto para modulação de largura de pulso, e então 40% de superdimensionamento.
 

Ao adicionar cargas ao grupo gerador, a divisão das cargas em degraus discretos ou blocos de cargas pode ter um efeito favorável no tamanho do grupo gerador requerido. O uso de várias chaves de transferência ou outros meios (relés de retardo de tempo, PLC, etc.) será necessário para que a voltagem e a freqüência do grupo gerador se estabilizem entre os degraus.
Dependendo da carga total (geralmente acima de 500 kW), pode ser vantajoso o uso de grupos geradores em paralelo. Embora tecnicamente exeqüível, o uso de grupos geradores em paralelo não é economicamente aconselhável quando
a carga total for igual ou menor que 300 kW.


Para auxilio durante o dimensionamento, eu sigiro a utilização do Software "Gensize" da Cummins Power Generation. (Veja detalhes cliquando aqui).

Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário