06 outubro 2009

Glossário para Grupos Geradores = A->D

Acionamento do Motor
Em aplicações de paralelismo, a menos que um grupo gerador seja desconectado do barramento quando há falha do motor (geralmente devido a um problema no sistema de combustível), o gerador acionará o motor, retirando energia do barramento. A proteção de reversão de energia, que desconecta automaticamente um grupo gerador em falha do barramento, é essencial para sistemas de paralelismo. Além disso, em certas aplicações como elevadores, a carga pode acionar o motor do grupo gerador se houver carga adicional insuficiente.
 

Alternador
Alternador é outro termo para gerador de CA.
 

Ampère
Ampère é uma unidade de fluxo de corrente elétrica. Um ampère é a intensidade de uma corrente elétrica que percorre uma resistência de um ohm sob um potencial de um volt.


Ângulo de Fase
Ângulo de fase refere-se à relação entre duas ondas senoidais que não passam pelo ponto zero no mesmo instante, como as fases de gerador trifásico. Considerando-se um ciclo completo de 360 graus, o ângulo de fase expressa a distância que as duas ondas encontram-se em relação a um ciclo completo.


Aterramento
Aterramento é a conexão intencional do sistema elétrico ou do equipamento elétrico (gabinetes, conduítes, estruturas, etc.) à terra ou ao solo.


Auto-excitado
Um alternador cujo sistema de excitação retira energia de sua própria saída de CA principal.


Autoridade Competente
A autoridade competente é o indivíduo com a responsabilidade legal de inspecionar uma instalação e aprovar os equipamentos atestando que os mesmos atendem as normas e padrões aplicáveis.


Baixa Voltagem
No contexto deste manual, baixa voltagem referese às voltagens de operação de sistemas de CA entre 120 e 600 VAC.


Barramento
O barramento são as barras de cobre de transporte de corrente que conectam os geradores de CA e as cargas em um sistema de paralelismo com a saída em paralelo dos geradores de CA de um sistema, ou com um alimentador em um sistema de distribuição.


Campo
O campo do gerador (rotor) consiste de um eletroímã de vários pólos que induz voltagem de saída nas bobinas do induzido (estator) do gerador quando é girado pelo motor. O campo é energizado pela corrente contínua fornecida pelo excitador.


Campo Livre (Medições de Ruídos)
Nas medições de ruídos, um campo livre é um campo em um meio homogêneo, isotrópico (um meio que tem a qualidade de transmitir som igualmente em todas as direções) livre de fronteiras. Na prática, é um campo no qual os efeitos das fronteiras são desprezíveis na região de interesse. No campo livre, o nível de pressão do som diminui 6 dB cada vez que a distância é dobrada a partir de uma fonte pontual.


Capacidade de Corrente Admissível
É a capacidade, em ampères, de um condutor elétrico transportar corrente elétrica com segurança, conforme exigido por normas legais. 


Capacidade Dielétrica
A capacidade dielétrica é a habilidade de o isolamento suportar voltagens sem romper.


Carga Básica
A carga básica é a parte constante da demanda de carga de um de um edifício. É a “base” da curva de demanda de um edifício.


Carga Contínua
Uma carga contínua é aquela que deve ter a corrente máxima continuamente por três horas ou mais (segundo a NEC para cálculos de projetos).


Carga de Pico
Carga de pico é o ponto mais alto na curva de demanda de quilowatt de uma instalação. Esta carga é usada como base para a medição de demanda da companhia fornecedora de energia.


Carga Não-linear
Uma carga não-linear é aquela para a qual a relação entre voltagem e corrente não é uma função linear. Algumas cargas não-lineares comuns são iluminação fluorescente, motores de partida SCR e sistemas UPS. As cargas não lineares  causam aquecimento anormal de condutores e distorção de voltagens.


Ciclo
Um ciclo é a reversão completa de uma corrente alternada ou voltagem – do zero, a um valor máximo positivo e de volta ao zero e, então, do zero a um valor máximo negativo e novamente ao zero (senóide). O número de ciclos por segundo é chamado “freqüência”.


Circuito
Um circuito é um caminho percorrido por uma corrente elétrica submetida a uma voltagem.


Classificação de Sobrecarga
A classificação de sobrecarga de um dispositivo é o excesso de carga além da carga nominal que o dispositivo pode suportar durante um certo tempo sem ser danificado.


Compensação de Corrente Cruzada
Compensação de corrente cruzada é um método de controlar a potência reativa fornecida por geradores de CA em um sistema de paralelismo de modo que eles compartilhem igualmente a carga total reativa do barramento sem um corte significativo da voltagem.


Concessionária de Energia Elétrica
A concessionária de energia elétrica é a fonte de energia comercial que fornece energia elétrica a instalações específicas a partir de uma grande estação central de energia.


Conexão em Estrela
Uma conexão em estrela é um método de interconectar as fases de um sistema trifásico para formar uma configuração que lembra a letra Y. Um quarto fio (neutro) pode ser conectado ao ponto central.


Conexão em Triângulo
A conexão em triângulo é uma conexão trifásica na qual o início de cada fase está conectado ao final da próxima fase, formando a letra grega Δ (delta). As linhas de carga estão conectadas nos vértices do delta.


Contator
Um contator é um dispositivo para abrir e fechar um circuito elétrico.


Coordenação Seletiva
A coordenação seletiva é a aplicação seletiva de dispositivos de sobrecorrente de tal modo que as falhas de curto-circuito sejam eliminadas imediatamente pelo dispositivo no lado da linha da falha, e somente pelo dispositivo.


Corrente
Corrente é o fluxo de carga elétrica. Sua unidade de medida é o ampère.


Corrente Alternada (CA)
É a corrente elétrica que alterna entre um valor máximo positivo e um valor máximo negativo em uma freqüência característica, geralmente 50 ou 60 ciclos por segundo (Hertz).


Corrente Contínua (CC)
Corrente contínua é a corrente sem reversões em polaridade.


Corrente de Partida
O valor inicial da corrente utilizada por um motor quando sua partida ocorre a partir do repouso.


Curto-circuito
Em geral, um curto-circuito é uma conexão elétrica não pretendida entre componentes que transportam corrente.


Diagrama Unifilar
Um diagrama unifilar é um diagrama esquemático de um sistema de distribuição de energia trifásico que usa uma linha para mostrar as três fases. Quando este desenho de leitura fácil é usado, assume-se que 1 linha representa 3.


Disjuntor
Um disjuntor é um dispositivo de proteção que interrompe automaticamente a corrente que flui por ele quando a mesma excede um certo valor durante um determinado período. Veja Disjuntor a Ar, Disjuntor Principal, Disjuntor de Carcaça Moldada e Disjuntor de Alimentação.


Disjuntor a Ar
Um disjuntor a ar interrompe automaticamente a corrente que passa por ele quando a corrente excede o valor nominal de desarme do disjuntor. O ar é o meio de isolamento elétrico entre as partes elétricas vivas e as partes metálicas aterradas. Veja também Disjuntor de Alimentação.


Disjuntor de Alimentação
A disjuntor de alimentação é um disjuntor cujos contatos são forçados a fechar por meio de um mecanismo acionado por molas, acima do centro para se obter um fechamento rápido (5 ciclos) e classificações altas de corrente de corte e de interrupção. Um disjuntor de alimentação pode ser de carcaça isolada ou um disjuntor a ar.


Disjuntor de Carcaça Moldada
Um disjuntor de carcaça moldada interrompe automaticamente a corrente que passa por ele quando a mesma excede um certo nível durante um determinado tempo. Carcaça moldada referese ao uso de plástico moldado como o meio de isolamento elétrico para conter os mecanismos e para separar superfícies condutoras entre eles e
as partes metálicas aterradas. 


Disjuntor Principal
Um disjuntor principal é um disjuntor na entrada ou na saída do barramento, através do qual toda a energia do barramento deve fluir. O disjuntor principal do gerador é o dispositivo, geralmente montado no grupo gerador, que pode ser usado para interromper a saída de energia do grupo gerador.



Veja tambem
E->K
M->R
S->Z



Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário