06 outubro 2009

Glossário para Grupos Geradores = S->Z

Separadamente Excitado
Um alternador cujo sistema de excitação retira sua energia de uma fonte separada (não sua própria saída).


Seqüência Zero
Seqüência zero é um método de detecção de falha de terra que usa um sensor (CT) que circunda todos os condutores de fase, além dos condutores de neutro. O sensor produz uma saída proporcional ao desequilíbrio da falha de terra no circuito. Esta saída é então medida por um relé para iniciar o acionamento do disjuntor ou alarme de falha de terra.


Sinalizador (Annunciator)
Um sinalizador é um dispositivo acessório usado para fornecer uma indicação remota do status de um componente operacional de um sistema. Os sinalizadores são normalmente usados em aplicações nas quais o equipamento monitorado não se encontra nas instalações servidas. A NFPA possui requisitos específicos para sinalizadores remotos usados em algumas aplicações, como hospitais.


Sincronização
Em aplicações de paralelismo, a sincronização é obtida quando um grupo gerador que assume a geração de energia tem a mesma freqüência, voltagem e seqüência de fase que a fonte de energia.


Sistema de Emergência
Um sistema de emergência é um equipamento independente de geração de energia exigido por lei para alimentar equipamentos ou sistemas cuja falha possa colocar em risco a vida e a segurança de pessoas ou de instalações.


Sistema Standby
Um sistema standby é um sistema independente de geração de energia que permite a continuidade de operação de uma instalação no evento de queda de energia da fonte normal.


Som
O som é considerado em termos de ondas de pressão sonora no ar (pressões superimpostas na pressão atmosférica) e a correspondente sensação “aural”. O som pode ser “estrutural”, isto é, transmitido através de um meio elástico sólido, mas é audível somente em pontos onde o meio sólido “irradia” as ondas de pressão para o ar.


Supressão de Rádio-interferência
A supressão de rádio-interferência refere-se ao método utilizado para reduzir rádio-interferências.


Supressor de Pico
Supressores de pico são dispositivos capazes de conduzir altas voltagens transientes. São usados para proteger outros dispositivos que poderiam ser destruídos pelas voltagens transientes.


Taxa Lenta
Taxa de mudança da freqüência.


Terminais
Terminais de conexão (terminações) nas extremidades dos fios.


Terra
Um terra é uma conexão, intencional ou acidental, entre um circuito elétrico e o solo (terra) ou outro corpo condutor que faz a função do solo.


Transformador
Um transformador é um dispositivo que muda a voltagem de uma fonte de CA de um valor para outro.


Transformador de Corrente (CT)
Transformadores de corrente são dispositivos usados juntamente com amperímetros, circuitos de controle e relés de proteção. Geralmente, eles têm secundários de 5 ampères.


Transição Suave
A transição suave é a transferência “conexão antes da queda” de uma carga elétrica de uma fonte para outra na qual os transientes de voltagem e freqüência são mantidos a um mínimo.


Transição Suave de Carga
A transição suave de carga é à transferência de carga para/de um gerador feita gradualmente para minimizar os transientes de voltagem e freqüência no sistema.


Tremulação (Cintilação)
Um termo que descreve o aumento ou redução visível de luzes resultantes de um pico de voltagem ou oscilação.


Volt
Volt é uma unidade de potencial elétrico. Um potencial de um volt fará uma corrente de um ampère percorrer uma resistência de um ohm.


Voltagem Linha-Linha
A voltagem linha-linha é a voltagem entre duas fases quaisquer de um gerador de CA.


Voltagem Linha-Neutro
Em um gerador trifásico, de 4 fios, conectado em Y (estrela), a voltagem linha-neutro é a voltagem entre uma fase e o neutro comum onde as três fases são conectadas.


Voltagem Média
No contexto deste manual, voltagem média referese às voltagens de operação de sistemas de CA entre 601 a 15.000 VAC.


Watt
Watt é uma unidade de potência elétrica. Em circuitos de corrente contínua (CC), a potência é igual à voltagem vezes a amperagem. Em circuitos de corrente alternada (CA), a potência é igual ao produto entre a voltagem efetiva (RMS), a amperagem efetiva (RMS), o fator de potência e uma constante que depende do número de fases. 1.000 watts é igual a um kW.


Zonas de Proteção
As zonas de proteção são áreas definidas em um sistema de distribuição que são protegidas por grupos específicos.


Veja tambem
A->D
E->K
M->R


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário