06 outubro 2009

Glossário para Grupos Geradores = M->R

Material Acústico
É qualquer material referido em termos de suas propriedades acústicas, especialmente sua capacidade de absorção ou redução de sons.


Medidor do Nível de Som
Um medidor do nível de som mede o nível de pressão de um som. O medidor possui várias escalas de decibel (dB) de freqüência (A, B, C) para abranger várias partes da faixa de medição. Os medidores de níveis de som indicam o som RMS, exceto se as medições forem qualificadas como instantâneas ou de pico.


NEC (National Electrical Code)
Este documento é mais conhecido como padrão geral de eletricidade nos Estados Unidos.


NEMA
National Electrical Manufacturers Association (Associação de Fabricantes de Equipamentos Elétricos)


Neutro Aterrado
Um neutro aterrado é o ponto central de um gerador de 4 fios, conectado em Y (estrela), ou o ponto intermediário de um gerador monofásico, aterrados intencionalmente.


Neutro
Neutro refere-se ao ponto comum de um gerador de CA conectado em Y (estrela), um condutor conectado a esse ponto ou ao ponto de enrolamento intermediário de um gerador de CA monofásico.


NFPA
National Fire Protection Association (Associação Nacional de Proteção Contra Incêndio)


Nível de Pressão de Som (SPL)
O nível de pressão de som refere-se à magnitude da f=diferença de pressão causada por uma onda sonora. O nível é expresso em uma escala de decibéis (A,B,C) em relação a algum padrão (geralmente 10 a 12 microbar). O termo “pólo” também pode referir-se aos eletrodos de uma bateria ou ao número de fases servidas por um comutador ou disjuntor.


Ohm
Ohm é uma unidade de resistência elétrica. Um volt faz uma corrente de um ampère passar por uma resistência de um ohm.


Onda Senoidal
Uma onda senoidal é uma representação gráfica de uma função seno, onde os valores de seno (geralmente no eixo y) são plotados em função dos ângulos (eixo x) aos quais correspondem. As formas de onda de voltagens e correntes de CA aproximam-se de tal curva.


Operação em Paralelo
É a operação de duas ou mais fontes de energia CA cujos terminais de saída estão conectados a uma carga comum.


Oscilação
É um fenômeno que pode ocorrer com mudanças de cargas nas quais a freqüência ou a voltagem continua a elevar acima e diminuir abaixo do valor desejado sem atingir um valor de alimentação estável. É causado por umidade insuficiente.


Partida Imediata
A partida imediata refere-se à partida de um sistema de energia com suas próprias fontes de energia, sem assistência de fontes externas de energia.


Passo
Passo é a razão do número de fendas de enrolamento do estator do gerador contidos em cada bobina e o número de fendas de enrolamento por pólo. É uma característica mecânica que o projetista do gerador pode usar para otimizar o custo do gerador em função da qualidade da forma de onda da voltagem.


Pico
Pico é uma elevação repentina de voltagem em um sistema, geralmente causada pela desconexão de cargas.


Pólo
”Pólo” é um termo usado quando se refere a ímãs, que são bipolares, isto é, têm dois pólos: Norte e Sul. Como os ímãs são bipolares, todos os geradores têm um número par de pólos. O número de pólos determina a rotação do gerador para se obter a freqüência especificada. Por exemplo, um gerador com um campo de 4 pólos deve ser operado a 1800 rpm para se obter uma freqüência de 60 Hz (1500 rpm para 50 Hz).


Ponte de Desarme
Ponte de desarme é um recurso incorporado ao um disjuntor ou interruptor de fusível para permitir a abertura remota do disjuntor ou interruptor por um sinal elétrico.


Ponte de Excitação
Um alternador que usa uma parte de sua saída de CA para corrente de excitação.


Potência Aparente
Potência aparente é o produto da corrente pela voltagem, expressa como kVA. É a potência real (kW) dividida pelo fator de potência (FP).


Potência Ativa
É a potência real (kW) fornecida pelo grupo gerador à carga elétrica. A potência ativa cria uma carga no motor do grupo gerador e é limitada pela potência do motor e eficiência do gerador. A potência ativa é responsável pelo aquecimento, iluminação, giro de eixos do motor, etc. 


Potência Real 
A potência real é o produto da corrente, voltagem e fator de potência (o co-seno do ângulo pelo qual a corrente adianta-se ou atrasa-se em relação à voltagem) e é expressa como W (watts).

Potência Reativa
A potência reativa é o produto da corrente, voltagem e o seno do ângulo pelo qual a corrente adianta-se ou atrasa-se em relação à voltagem e é expressa como VAR (volts ampère-reativo).


Potência
Potência refere-se à taxa de realização de trabalho ou de gasto de energia. Geralmente, a potência mecânica é expressa em termos de cavalo-vapor (HP) e a potência elétrica em termos de quilowatt. Um kW é igual a 1,34 hp.
Proteção de Falha de Terra (GFP) Um sistema de proteção de falha de terra visa limitar o dano aos equipamentos causados pelas correntes de falha entre a linha e o terra.


Proteção de Reserva
A proteção de reserva consiste de dispositivos de proteção que devem entrar em operação somente depois que outros dispositivos de proteção falharam em operar ou detectar falhas.


Queda de Voltagem
A queda de voltagem é a redução de voltagem que resulta quando uma carga é acrescentada, ocorrendo antes que o regulador possa corrigi-la, ou resultando da ação do regulador de voltagem para descarregar um gerador  sobrecarregado.


Queda
Queda refere-se à quantidade pela qual a voltagem ou a freqüência caem abaixo do valor nominal à medida que o regulador de voltagem ou governador respondem às mudanças de carga.


Rádio-interferência
Rádio-interferência refere-se à interferência na recepção de ondas de rádio causada por um grupo gerador.


Ramo
Um ramo é um enrolamento de fase de um gerador, ou um condutor de fase de um sistema de distribuição.


Reatância
Reatância é a resistência à passagem de corrente em circuitos de CA causada por indutâncias e capacitâncias. A reatância é expressa em termos de ohms e seu símbolo é X.


Recorte de Pico (Peak Shaving)
Peak Shaving é o processo pelo qual as cargas em uma instalação são reduzidas durante um curto período para limitar sua demanda elétrica máxima e para evitar uma parte das cargas de demanda da rede elétrica local.


Rede Elétrica
Rede elétrica é o termo usado extensivamente fora dos EUA para descrever o serviço normal de energia elétrica (empresa fornecedora).


Regulador de Voltagem
Um regulador de voltagem é um dispositivo que mantém a saída de voltagem de um gerador próxima de seu valor nominal em resposta a mudanças nas condições de carga.


Regulagem de Freqüência
A regulagem de freqüência é uma medida que dá a diferença entre freqüência sem carga e sob carga plena como porcentagem da freqüência sob carga plena.


Regulagem de Voltagem
A regulagem de voltagem é uma medida que dá a diferença entre a voltagem máxima e mínima de alimentação estável como uma porcentagem da voltagem nominal.


Relé Diferencial
Um relé diferencial é um dispositivo de proteção alimentado por transformadores de corrente localizados em dois pontos de série diferentes no sistema elétrico. O relé diferencial compara as correntes e é acionado quando há uma diferença entre elas, o que significa uma falha na zona de proteção. Esses dispositivos são normalmente usados para proteger os enrolamentos em geradores ou transformadores.


Resistência
A resistência é a oposição à passagem de corrente em circuitos de CC. Ela é expressa em ohms e seu símbolo é R.

 
Retificador Controlado por Silício (SCR)
Um SCR é um dispositivo de contato permanente de três eletrodos que permite que a corrente flua somente em uma direção e apenas quando é aplicado um potencial adequado ao terceiro eletrodo, chamado “portão” (gate).

 
Retorno de Terra
Retorno de terra é um método de detecção de falha de terra que usa um único sensor (CT) ao redor da principal ponte de ligação entre o neutro do sistema de energia e o terra. Este dispositivo propriamente não é capaz de  detectar o circuito defeituoso mas, quando usado com sensores de falha de terra nas conexões de alimentadores e fontes, pode fornecer proteção de falha de barramento quando coordenado (atrasado) corretamente.

 
RMS (Raiz Quadrada da Média dos Quadrados)
Os valores de RMS de uma quantidade medida como voltagem de CA, corrente e potência são considerados os valores “efetivos” das quantidades. Veja Watt.

 
Rotação de Fase
A rotação (ou seqüência) de fase descreve a ordem (A-B-C, R-S-T ou U-V-W) das voltagens de fase nos terminais de saída de um gerador trifásico. A rotação de fase de um grupo gerador deve corresponder à rotação de fase da fonte de energia normal da instalação e deve ser verificada antes da operação das cargas elétricas da instalação.

 
Rotor
Um rotor é o elemento rotativo de um motor ou gerador.

 
RPM
Revoluções Por Minuto


Veja tambem
A->D
E->K
S->Z


Bookmark and Share

Nenhum comentário:

Postar um comentário